
A primeira coisa a fazer é dar-se permissão para ser criativo, retirar o bloqueio mental e as barreiras artificiais. Talvez por medo ou por serem tímidas, ou por não possuírem habilidades para executar as idéias.
A segunda coisa é abrir-se para as idéias dos outros. Uma idéia nova pode despertar duas ou três outras em você e ainda a possibilidade de combiná-las em uma quarta ou quinta totalmente diferentes.É importante não rejeitar, a priori, as idéias geradas por outras pessoas, por mais irrelevantes que possam parecer.
Fatores positivos à criatividade - Entre as atitudes e providências para motivar a criatividade, destacamos:
- Revele compreensão pelas idéias sugeridas, sem demonstrar preconceitos: idéias que eram inexeqüíveis ontem podem se tornar realizáveis, dependendo das circunstâncias.
- Favoreça oportunidade para que sugestões sejam apresentadas: esteja receptivo, dê atenção e tempo para que as idéias sejam expostas.
- Estimule o pessoal a resolver problemas: ao propor questões, use perguntas provocativas que encaminhem à solução.
- Crie condições para que as idéias sugeridas sejam testadas na prática: quantas iniciativas vitoriosas foram, a princípio, consideradas idéias absurdas?
- Conscientize a equipe no sentido de estar permanentemente aberta às melhorias que aumentem a produtividade: quem lida diretamente com os problemas pode melhor "criar" soluções.
- Valorize a colaboração e recompense as idéias aproveitadas: divulgue os resultados da aplicação, conceda prêmios, publique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário