domingo, 9 de maio de 2010

Paciência e tempo...


A pressa e a ansiedade dominam nossa vida?
Sabemos e sentimos que o mundo está cada dia mais turbulento.
Como se adequar a esse novo ritmo? Paciência...

Descobrir que no meio da correria da vida há tempo para tudo, inclusive para lapidar a sua paz interior.

Como posso trabalhar o tempo?
Definir o tempo é sempre uma questão complexa. Sempre que tentamos fazê-lo, acabamos aplicando palavras inadequadas, misturando conceitos. Ex: Tempo é um espaço (não é espaço);Tempo é um período (de tempo...);Tempo é uma dimensão que..(e paramos por aí). nem o próprio Aurélio consegue uma definição perfeita ao escrever que “TEMPO é o meio contínuo e indefinido no qual os acontecimentos parecem suceder-se em momentos irreversíveis”, onde a expressão “parece” demonstra uma imprecisão e a subjetividade do conceito. Assim mesmo, é uma excelente definição.

O tempo é esse “meio” de características peculiares e incomuns; contínuo, irreversível, volátil, inelástico, perecível, irrecuperável, implacável. Sob o aspecto pessoal, o tempo é finito, de forma mais subjetiva, pode ser percebido como cruel ou amigável. Isso só depende da atitude que se adota em relação a ele. Pode-se lutar contra ele ou fluir com ele. Não é difícil, assim, identificar o tempo com a vida, que tem coincidentemente essas mesmas propriedades. E apesar disso tudo, tanto tempo quanto a Vida são passíveis de programação, isto é, pode-se decidir, até certo ponto, o que se fazer com ele (ou com ela!)


São 3 formas de aplicar o TEMPO

1-UTILIZAR o tempo é aplicá-lo na busca dos objetivos mais importantes, realizando projetos, atuando com especial dedicação naquilo que é essencial. A inteligência com que se faz isso será decisiva para o sucesso pessoal e profissional.

2-USUFRUIR o tempo é aplicá-lo para o deleite, o prazer. Isso pode acontecer nas férias ou no fim de semana, como também ocorre no próprio trabalho, e depende de quanto se é capaz de gostar do que se faz ou de, simplesmente, fazer o que se gosta. Em outras palavras, é possível e desejável aplicar o tempo, simultaneamente, utilizando e usufruindo

3-MATAR o tempo é deixá-lo escoar pelos dedos – nem nos aplicando na busca de objetivos, nem desfrutando das coisas que nos dão prazer. Claro que cada um tem o direito de trabalhar contrariado, de ir ao cinema contrariado, de fazer esporte contrariado e de simplesmente não fazer nada e estar contrariado.

Por outro lado, todos têm o poder de mudar essa atitude e passar a lidar de forma mais útil e mais agradável com o tempo. Aproveitar bem o tempo é a arte de escolher a coisa certa para fazer, fazê-la com eficiência, qualidade e dedicação e, em conseqüência, ter tempo para outras coisas. O trabalho é, para quase todos, a parte mais sensível nessa questão, então se pode dizer que aproveitar, ou administrar o tempo consiste em realizá-lo da forma mais eficaz e conseguir tempo livre para cuidar da saúde, da família, do crescimento pessoal. E mais importante, fazer tudo isso COM PRAZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário